Criar um Site Grátis Fantástico
DINÂMICAS
DINÂMICAS

O DIFERENTE

Objetivo:
Aceitar as diferenças como pluralidade e riqueza

 Número de pessoas:
Indiferente

Material necessário:
Três quebra-cabeças do Zé Gabiroba (verso).

 Como Fazer:
Os participantes da dinâmica formam três grupos. Cada grupo deverá ter um líder. Distribuí-se as peças do quebra-cabeça para os três grupos. As peças deverão estar misturadas. Grupo 1 - quebra-cabeça verde e algumas peças do quebra-cabeça amarelo. Grupo 2 - quebra-cabeça amarelo (o restante) e peças do quebra cabeça misto, mas que sejam iguais as do amarelo. Grupo 3 - o restante das peças do quebra-cabeça misto. 1)Os grupos terão 2 min. para montar o quebra-cabeça. 2)após 2 min., se retiram os componentes de cada grupo permanecendo apenas os líderes e estes terão 15s para trocar as peças do quebra-cabeça entre si. 3)Após os 15 s, os líderes voltam para seus respectivos quebra-cabeças e também retornam os outros componentes; os quais tentarão montar o personagem. 4)Repete-se os passos 1, 2 e 3 até que se gere uma polêmica, pois não haverá mais peças a serem trocadas pelos líderes. Neste momento reúne-se todos os grupos para conversar sobre a dinâmica. Algumas questões para a conversa: - Qual a opinião dos participantes sobre a dinâmica? - Qual a dificuldade em montar o quebra-cabeça? - Dê exemplos de diferentes em nosso cotidiano? - Como deve ser tratado o diferente? Serão três quebra-cabeças: 1 verde, um amarelo e 1 misto (verde e amarelo). Uma peça do personagem terá que ser verde nos três quebra cabeças e outra terá que ser amarela nos três quebra-cabeças.

 Observações:
Esta dinâmica pode ser usada em reuniões que tratem sobre temas relacionados aos preconceitos contra negros, homossexuais, deficientes, etc.

PRESENTE

Objetivo:
Respeitar as opiniões diferentes e aprender a chegar a um consenso.

Número de pessoas:
Indiferente

Material necessário:
1 caixa (pode ser de sapatos); 1 objeto pequeno (lápis, caneta, borracha); Fita crepe; Papel para embrulho

 Como Fazer:
Coloca-se o objeto dentro da caixa bem disfarçado de modo que se torne praticamente impossível para os participantes descobrirem do que se trata. O animador reúne os participantes num círculo, diz que tem um grande presente para o grupo e vai passando a caixa. Cada participante pode balançar a caixa, cheirá-la, apalpá-la, tentar ouvir o barulho que ela produz... tudo o que achar conveniente para descobrir qual objeto ela contém. Depois que a caixa passou por todos os participantes uma vez, passa-se novamente e cada um dá a sua opinião quanto ao objeto. O grupo tem de chegar a um consenso. Somente uma deve ser a conclusão antes de se abrir a caixa. Para isso, deve-se discutir e avaliar as opiniões apresentadas, num clima de descontração, mas também de muito respeito às diversas idéias e pessoas. Chegando à conclusão final abre-se a caixa e mostra-se o objeto. O animador convida os participantes para um bom bate-papo sobre a dinâmica. Cada participante pode partilhar o que dela entendeu e como se sentiu.

 Observações:
Esta dinâmica pode ser usada em temas como a Valorização da pessoa Humana, o respeito às diversas opiniões, e questões políticas, como por exemplo, a busca do consenso para o bem comum.


Rating: 3.0/5 (741 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página